Trecos e truques na caixa de Pandora











{06/07/2010}   Mundo mundo, mais vasto é o meu coração

Muito tempo sem aparecer por aqui… mas a copa acabou, entreguei parte do capítulo do meu trabalho e a vida continua.
De alguma forma, a gente sempre pressente quando chega um novo tempo na minha vida. Coisa de feeling, sexto sentido ou mesmo intuição; não importa o nome que a gente dê para isso.
Já faz um bom tempo que eu pressentia que este seria um ano paradigmático na minha vida. Não um ano em que a gente ganha na megasena (se bem que se um prêmio será muito bem-vindo =] ), que a gente compra um carro novo se endividando em mil e uma prestações ou o ano em que a gente faz aquela viagem que há muito tempo tinha planejado.
Há mudanças que são dentro da gente, que mexem com nossa estrutura psíquica, emocional e espiritual. Mudanças que, guardadas as devidas proporções, nos mostram que nossa vida por aqui é uma passagem, e efêmera. Enfim, nós passamos… e a espécie continua.
De alguma forma, eu sei que este é um ano que vai dizer muito sobre meu futuro. Ele está permeado por escolhas que não foram fáceis e por situações que tem me ensinado o quão humana eu sou.
Temos que tentar olhar para aquilo que é essencial: um gesto, uma palavra, um sorriso… Tudo isso vai passar, nós mesmos estamos passando e o que fica?
Penso, por exemplo, na grande comoção que nos causa a Copa do Mundo. De quatro em quatro anos o país de colore de verde e amarelo, as pessoas saem nas ruas, cantam o hino nacional… mas aí vem a eliminação e o espetáculo se desfaz como uma poeira que abaixa. Acho que temos muitos motivos para nos orgulhar de ser brasileiros: temos uma cultura lindíssima, autores como Machado, Guimarães, Drummond, Clarice; pagamos o FMI, nossa população tem muito mais mobilidade entre as classes sociais etc. Não me acho utópica, não tenho partido político, não tenho religião, embora acredite em Deus e todos os dias eu oro agradecendo pela oportunidade de mais um dia.
Temos que ser patrióticos nas eleições pensando no que queremos para nosso país e o que queremos para a geração que está nascendo.
Neste final de semana estive cuidando das minhas sobrinhas. Elas têm 5 e 3 anos, respectivamente. Pensei com alegria que elas não terão a mesma dificuldade que eu para chegar ao ensino superior. Isso nos acende a esperança: ver uma geração que tem mais oportunidade.
Sinto que este é um ano ímpar na minha vida, embora 2010 seja par RÁ! (*_*) E isso não significa que está sendo um ano fácil. Como disse, ele já começou permeado por escolhas! Tem sido de grande ensinamento as dificuldades, as oportunidades, os objetivos. Todo mundo se sente meio herói e meio moçinha em perigo às vezes… acho que isso faz parte! Ás vezes nosso coração diz “Continue”, noutras ele assinala uma bandeira branca pedindo somente paz.
Os dias vão se sucedendo, os meses vão passando e o ano vai acabando. E eu te pergunto: o que fica de mim e de você? Não sei… talvez o desejo de que as coisas sejam melhores, de que o mundo seja melhor, de que a vida seja mais generosa, de que os homens sejam mais compreensíveis. Mas o nosso amanhã começa hoj porque o futuro não passa de uma virtualidade.
Ore baixinho e peça forças para fazer do mundo ao seu redor um lugar onde a distância entre você e Deus seja o próximo, pois Ele sonda as nossas mentes e os nossos corações…

Paula says:

Val, obrigada pelas palavras.



Teka says:

Obrigada você Paulinha!
Beijos



Deixe um comentário

et cetera
